quinta-feira, abril 10, 2014

Ensino e Cinema I

O Cinema e o Ensino podem relacionar-se de diferentes formas. Luís de Pina, no seu livro de 1964 “Educação pelo cinema e para o cinema em Portugal”, estabelece logo no título duas vertentes de como as duas áreas se podem ligar. O Cinema pode ser um auxiliar do professor ou a própria matéria de estudo. Como auxiliar de ensino o autor faz a distinção entre Cinema didático, educativo e recreativo, considerando que esta divisão não é estanque e as suas fronteiras não são definidas:

“(...) é necessário distinguir entre cinema didático, educativo e recreativo. No primeiro, transmitem-se directamente conhecimentos integrados no conteúdo didáctico da lição. No segundo, os conhecimentos são transmitidos de forma indirecta, por adaptação, estando organizados no filme para transmitir uma ideia global e não segundo um esquema científico. No terceiro, finalmente, a missão do filme é essencialmente a de distrair, embora exista sempre um conteúdo susceptível de aproveitamento pedagógico”

Graça Lobo, no seu texto “Por dentro do filme – o cinema na sala de aula” faz uma distinção semelhante e divide em três domínios as possibilidades de utilização do Cinema na escola. No primeiro, ensinar “com” o Cinema o filme serve para ilustrar determinado assunto. No segundo, ensinar “pelo” Cinema o filme é construído propositadamente para o ensino. No terceiro domínio, ensinar “o” Cinema, a autora refere-se ao ensino da linguagem cinematográfica.

No que toca ao ensino do Cinema gostaria de referir os quatro Manuais do Cinema de Luís Nogueira (2010). Os mesmos estão disponíveis gratuitamente no site do LabCom da UBI (www.labcom.ubi.pt)  e os seus títulos são:

Manuais do Cinema I: Laboratório de Guionismo
Manuais do Cinema II: Géneros Cinematográficos
Manuais do Cinema III: Planificação e Montagem
Manuais do Cinema IV: Os Cineastas e a sua Arte

Estes manuais tem sido uma referência muito interessante em duas unidades curriculares (uc) que leciono no IPBeja, a uc de Laboratório de Vídeo e a uc de Argumento (em co-docência).
Não posso deixar de referir aqui a importância dos manuais da Universidade Lusófona. São vários e de grande qualidade. A questão prende-se com a gratuitidade dos livros do Luís Nogueira e com a facilidade de os disponibilizar aos alunos.
Outra coleção de livros, mas na vertente do Ensino com recurso ao Cinema é o projeto “O Cinema vai à Escola”. No site do projeto são disponibilizados “Cadernos de Cinema do Professor” em formato PDF para download gratuito (http://culturacurriculo.fde.sp.gov.br/Cinema/Cinema.aspx) . Apesar de nunca ter feito uso dos mesmos não podia deixar de os indicar neste post.
Para a uc de Argumento gostaria ainda de referir a importância do freeware Celt-x (uma maravilha) e de dois textos muito interessantes/gratuitos: um disponibilizado no site da BBC (www.bbc.co.uk/writersroom/send-a-script/formatting-your-script)  intitulado “Screeplay Format”, de Matt Carless, o outro texto é do João Nunes, com o título "Como Escrever o seu Argumento de Cinema em 30 Dias". Está disponivel em formato eletrónico no seu site (http://joaonunes.com).

Sem comentários: