quinta-feira, abril 10, 2014

Animação V: Pixilação

Tenho vindo a desenvolver curtas metragens com alunos de Artes Plásticas e Multimédia (APM) e alunos de Educação e Comunicação Multimédia (ECM) do IPBeja com recurso a esta técnica de Animação Stop Motion – Pixilação com alguns resultados interessantes. 
Esta técnica permite a Animação de seres humanos (e objetos...) como se fossem marionetas. O termo vem da palavra “Pixilated”, um americanismo do séc. XIX  que nomeia uma pessoa excêntrica, brincalhona e tolinha. “Pixilated” tem origem na palavra “Pixie” que significa uma fada ou pessoa enganadora.
Acredita-se que o termo “Pixilation” tenha sido cunhado por Grant Munro ou por Norman McLaren aquando da realização do clássico “Neighbours”, filme de 1952 que mistura Motion com Stop Motion (Pixilação). Este filme ganhou um Oscar em 1953 na categoria de “Best Short Documentary”, género no qual julgo não se integrar minimamente...
Antes do termo “Pixilation” ser cunhado temos vários exemplos de filmes que usam esta técnica.
“El Hotel Eléctrico”, de 1908, realizado por Segundo de Chomón é um filme muito interessante. Este filme é referido no documentário espanhol “História del Cine: Epoca Muda”, de 1983.

Outro autor que mistura Motion com Stop Motion de forma sublime é o animador/artista plástico checo Jan Svankmajer. Filmes como “Alice” (“Neco z Alenky”, de 1988) e “Food” (“Jídlo”, de 1993) são, infelizmente pouco conhecidos e pouco divulgados. Para mais informações sobre este animador recomendo o visionamento da curta documental “The Animator of Prague” de 1990.
Uma curta metragem de Pixilação interessantíssima e, julgo eu, um pouco mais divulgada é a Animação “Western Spaghetti” do animador Pes. Esta animação de 2008 Pode ser visionada (assim como outras) no site oficial deste animador www.eatpes.com
“The Secret Adventures of Tom Thumb” de 1993, realizado por Dave Borthwick é uma longa metragem que recorre a esta técnica. A técnica da Pixilação tem sido usada com frequência em videoclips dos quais destaco o dos Ok Go, “End Love” dos realizadores/coreógrafos Eric Gunther e Jeff Lieberman (2010), o “Tomo Conta Desta Tua casa” dos Virgem Suta, realizado por Edgar Ferreira (2009) e o lindíssimo “Her Morning Elegance” de Oren Lavie, realizado por Oren Lavie, Yuval e Merav Nathan (2007). Este último é uma óptima referência desta técnica.
Outro videoclip que não posso deixar de referir (e que é uma referência para a minha geração) é o "Sledgehammer" do Peter Gabriel, realizado por Stephen R. Johnson (Aardman+Brothers Quay) em 1986.

Em baixo disponibilizo dois trabalhos desenvolvidos pelos alunos de APM e ECM: 



Sem comentários: