quinta-feira, abril 10, 2014

Animação VI: Morphing

O Morphing é um efeito especial utilizado no Cinema e no Cinema de Animação com frequência. Todos nos lembramos do videoclip do Michael Jackson “Black or White” quando no final do mesmo várias pessoas de várias cores se metamorfoseiam umas nas outras. Um efeito tecnicamente bem conseguido e conceptualmente relacionado com o tema da canção.
Etimologicamente, a palavra metamorfose vem do grego e significa transformação: uma lagarta que se transforma em pupa, que se transforma em borboleta é um bom exemplo. Outro exemplo, mais literário, é o de Zeus que se transfigura em vários animais para poder dar umas “escapadinhas”...
Émile Cohl, na sua curta de desenhos animados “Fantasmagorie” (1908), aplica este efeito e produz uma Animação de transformações. Carlos Borges no Boletim Cultural da Gulbenkian nº 12 (VI série/ Maio de 1989) afirma que a “metamorfose assume um papel importante nos filmes de Cohl”. Este boletim está disponível online gratuitamente.
O filme "Métamorphoses" realizado por Segundo de Chomón em 1912 é um exemplo interessante de objetos que se metamorfoseiam (e incendeiam) uns nos outros com recurso ao Stop Motion e inversão da ação. Este não é um filme de Animação mas possui várias sequências animadas.

O filme de Ryan Larkin “Street Musique” de 1972 tem o carácter experimental de uma Straight Ahead Action (ver 12 princípios da Animação). A sequência animada com recurso ao Morphing é muito interessante e um bom exemplo, no que toca ao método tradicional.
Um dos primeiros filmes em CGI é de 1973, realizado por Peter Foldès para a National Film Board of Canada (NFB), intitula-se “Hunger”. Está disponível para visionamento no site oficial www.nfb.ca. O filme é composto por várias sequências Morphing que lhe dão um carácter perturbador, acentuado pela música repetitiva.
O filme “Baby Snakes” de Frank Zappa (1979) tem várias sequências animadas em plasticina (Claymation) pelo talentoso animador Bruce Bickford. Este realizou em 1988 uma curta metragem intitulada “Prometheus Garden” que só viria a ser lançada (em DVD) em 2008. Data indicada no IMDB – Internet Movie Database (www.imdb.com).

Os Estúdios Aardman produziram várias curtas com um personagem chamado Morph. Um boneco de plasticina que de vez em quando se transforma... O personagem surge nos anos setenta e continua a ser produzido (www.morphfiles.com).
O filme “From the Big Bang to Tuesday Morning” realizado por Claude Cloutier (em 2000) para a NFB contém vários Morphings. A simplicidade e beleza do filme são esmagadoras.
“Muto” do realizador Blu (www.blublu.org) é uma Animação de 2008 feita com o recurso ao graffiti. O filme mistura de forma inteligente e inovadora Animação Tradicional e Animação Stop Motion. A rudeza das sequências não diminuem em nada a qualidade desta curta metragem. Em 2010 Blu realizou a curta metragem “Big Bang Big Boom”, premiada nesse ano no maior Festival de Animação nacional, o Cinanima (em Espinho).

Na unidade curricular de Animação 2D3D do curso de Artes Plásticas e Multimédia do IPBeja tenho apresentado um enunciado de Morphing, em baixo estão dois exemplos:



Sem comentários: