Paulo Cunha, no seu texto “O Cinema e a
Educação no Estado Novo: o caso da Comissão de Cinema Educativo (1932)”
refere-se à famosa sessão pública dos irmãos Lumière, aceite por muitos como
data oficial do nascimento da Sétima Arte, como a sexta projeção pública do cinematógrafo.
No mesmo ano, meses antes da famosa sessão pública, as primeiras
cinco sessões “foram orientadas para um público especializado composto por
industriais, fotógrafos, cientistas e académicos, respectivamente, e para a
legitimação científica da recente
invenção.” Os filmes projetados foram feitos no ano anterior.
Se não aceitarmos
a sessão pública de 22 de março de 1895 no Salon Indien do Grand Café como a data de nascimento do Cinema,
torna-se complicado datar a invenção. A verdade é que o Kinetoscópio de Thomas
Edison precede a invenção dos Lumière, que ganharam a corrida na questão da
projeção das imagens em movimento.
Temos ainda um outro caso deveras interessante, o Théàtre Optique de Émile Reynaud. O projeto de Reynaud precede também o cinematógrafo. O Teatro Óptico era Cinema como o conhecemos nos dias de hoje, um projeto audiovisual de Cinema de Animação. Apesar de o ter
previsto, Reynaud não utilizou a fotografia, utilizou a pintura para produzir o
que hoje sabemos serem os primeiros filmes de Animação. O seu projeto antecede
o “oficial” nascimento do Cinema e é um espetáculo audiovisual a cores. O
Teatro Óptico consistia de um Praxinoscópio ligado a uma Lanterna Mágica, a
projeção era feita sobre uma tela. Infelizmente só chegaram
à atualidade dois filmes deste animador.
O realizador Peter Kubelka afirma que Marey (cronofotógrafo)
é o pai do cinema. Marey antecede os irmãos Lumière e esta afirmação coloca (também)
em causa a polémica data de nascimento da Sétima Arte.
A cronologia tripartida cinema mudo, sonoro e a
cores não corresponde à real história do Cinema. É antes uma simplificação que
oculta a sua verdadeira História(s). Apesar da controversa datação do Cinema, podemos dizer que depois dos irmãos Lumière o cinema tornou-se
rapidamente um espetáculo à escala global.
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